Educadores de todo o país já podem ter acesso ao material paradidático de Educação para o Trânsito, que inova pela abordagem transversal.

OPrograma disponibiliza um banco de atividades que articulam conteúdos de trânsito com os conteúdos das disciplinas curriculares a partir dos objetos de conhecimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O material foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e validado pelo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O trânsito como tema transversal no currículo do Ensino Fundamental

O Programa Conexão DNIT disponibiliza um banco de atividades especialmente desenvolvidas para contemplar as especificidades e as demandas dos nove anos do Ensino Fundamental, a partir de três grandes temas:

● O trânsito no contexto do letramento (1º e 2º ano);
● O trânsito no lugar de vivência (3º, 4º e 5º ano); e
● O trânsito no espaço social (6º, 7º, 8º e 9º ano).

O desenvolvimento das atividades teve como propósito a abordagem de temas de trânsito, significativos para a sociedade, em escala global, regional e local. Buscou-se desenvolver propostas didáticas que visam à percepção e à consciência de risco no trânsito e à promoção de atitudes seguras para preservar vidas, que devem ser adotadas por pedestres, ciclistas, passageiros e condutores de veículos motorizados.

Com esse objetivo, a transversalidade é o principal ponto estratégico do material paradidático do Programa Conexão DNIT. Com o apoio do material, os professores podem abordar a Educação para o Trânsito partindo dos conteúdos curriculares, sem prejudicar o cumprimento do seu plano de ensino. Para isso, o banco de atividades oferece propostas de práticas pedagógicas elaboradas a partir da confluência e do diálogo entre os conteúdos de trânsito e os conteúdos das disciplinas, partindo de objetos de conhecimento e de habilidades previstas pela BNCC. Dessa maneira, a Educação para o Trânsito pode fazer parte do cotidiano escolar durante todo o ano, ao invés de ser abordada apenas de forma episódica em campanhas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito.

Como acessar o Programa Conexão DNIT

O acesso às plataformas, em sua fase-piloto, pode ser acessado pelo portal https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br ou no aplicativo (disponível para Android). Para acessar o banco de atividades, basta se cadastrar gratuitamente. O público pode adaptar, recriar e compartilhar os conteúdos, com fins não comerciais, desde que lhes sejam atribuídos os devidos créditos e que sejam licenciadas as novas criações sob termos idênticos, garantindo o mesmo caráter para as produções resultantes.

FONTE:  Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

Open chat
Contate-nos!